terça-feira, 24 de abril de 2007

Uma mensagem da JS Lisboa

Caro Camarada Rui Paulo Figueiredo,

Não podia deixar de te agradecer pelo destaque que concedes à eleição desta nova equipa, por mim liderada, para a Juventude Socialista de Lisboa. Mais do que o destaque, não te posso deixar de agradecer a esperança e confiança que em nós claramente depositas, como jovens agentes políticos empenhados em alterar a lógica “laranja” instalada na nossa cidade, que tanto mal diariamente lhe causa, servindo de exemplo a todos do que é uma gestão danosa em grande escala.
O que dizes sobre nós é verdade. Conseguimos unir uma estrutura que até há alguns anos atrás era caracterizada como tendo múltiplas realidades desagregadas umas das outras. Hoje é, oficialmente, una. Como protagonistas de primeira linha neste decurso que culmina com a harmonização e união total da JS Lisboa, encontramos alguns nomes nossos conhecidos. Digo isto para afastar interpretações de que este resultado agora alcançado poderia ser unicamente fruto do meu mérito ou dos que hoje me apoiam. Sabemos todos que uma parte importantíssima, porventura a mais difícil, deste processo que obrigatoriamente marca uma nova fase interna da JS Lisboa, com reflexos externos seguramente, foi levada a cabo pela acção congregadora dos meus antecessores – Duarte Cordeiro e Pedro Pinto – respectivamente.
Mas sobre o mesmo assunto, queria acrescentar o ponto mais importante: as causas dessa mesma união.
Unimo-nos para, todos juntos, debatermos e discutirmos as opções políticas de futuro para Lisboa.
Unimo-nos para nos fazermos ouvir com mais força dentro do Partido, legítima aspiração da nossa juventude que cada dia melhora a sua qualidade de acção e a forma como faz política.
Unimo-nos inequivocamente pelo que se passa hoje em dia na autarquia de Lisboa.
Queríamos estar, e estamos, todos juntos contra a política que a direita, isto é, o PSD liderado por Carmona Rodrigues, insiste em fazer.
Trapalhadas, disparates e erros crassos em todos os sectores da autarquia não podem continuar a acontecer. É imperativa uma mudança de rumo e já todos os lisboetas tiveram oportunidade de ver que com o PSD nada se altera, apenas se camuflam algumas situações, isto quando a emenda não é pior que o soneto e aí as situações pioram a olhos vistos. Aliás, em tom de brincadeira, costumo dizer que o PSD na nossa câmara municipal só está a ser claro e transparente nas valentes asneiras que nos dá quase diariamente a conhecer. Como sabemos, brincando se vão dizendo as verdades.

Não pretendemos esconder que a nossa vontade de fazer oposição é constante e inabalável. Interpretamos o que os jovens estudantes, trabalhadores e residentes em Lisboa sentem todos os dias quando se fala da cidade e da CML. Sabemos que não têm sido criadas condições para o rejuvenescimento, a todos os níveis, da nossa cidade. Sabemos igualmente que não foram cumpridas as promessas eleitorais do Prof. Carmona no que toca a Juventude (já para não falar em todos os outros pelouros).
Sabemos melhor ainda como é difícil para um jovem planear um futuro próspero, estável e com perspectivas de felicidade na nossa Lisboa.
Tristes factos. Pergunto: que sentido óbvio podemos retirar dos mesmos? O de como funciona o PSD na Câmara Municipal, enterrando futuros juntamente com promessas não cumpridas e ocupando os seus quase sete anos de poder com disputas internas vergonhosas que lesam o bom-nome da cidade e a vida quotidiana dos lisboetas.
Basta.
A Juventude Socialista de Lisboa continuará a fazer política no caminho da inovação e da mudança, propondo ideias e participando cuidadosamente na gestão da cidade, com a mais forte convicção de estar a lutar pela alteração do penoso estado político em que Lisboa se encontra.
Fazemo-lo por todos os jovens do concelho.
Contigo, Rui Paulo, esperamos continuar a trabalhar como temos vindo a fazer para nos ajudarmos mutuamente, PS e JS, no combate decisivo de oposição com o objectivo de obtermos a vitória eleitoral nas próximas eleições autárquicas que finalmente permita devolver Lisboa aos lisboetas, rompendo de vez com este fado negro que o PSD lhe reserva.


Diogo Leão
Secretário Coordenador da JS Lisboa

Sem comentários: