sexta-feira, 27 de abril de 2007

Dois vereadores da câmara de Lisboa defenderam a realização de eleições antecipadas

Os vereadores Anacoreta Correia e José Sá Fernandes consideram que se devem antecipar as eleições na câmara de Lisboa após Carmona Rodrigues ter sido constituído arguido. Luís Filipe Menezes quer Marques Mendes como candidato à câmara.

Dois vereadores da câmara de Lisboa defenderam a realização de eleições antecipadas na autarquia da capital, após o presidente Carmona Rodrigues ter sido constituído arguido no âmbito do processo Bragaparques.

Embora remetendo um comentário oficial sobre esta questão para a liderança do CDS-PP, o vereador centrista Anacoreta Correia, que substituiu na quinta-feira Maria José Nogueira Pinto neste cargo, considerou que só com eleições antecipadas que se poderá ultrapassar a questão.

«Entendo que só com eleições antecipadas, como defendeu Luís Filipe Menezes, haveria um efeito clarificador», afirmou o vereador do CDS-PP, na RTP, numa opinião que frisou ser pessoal.

Entretanto, o líder da distrital lisboeta do CDS-PP não vai tão longe quanto Anacoreta Correia, pois não pede eleições antecipadas, mas admite que a situação na autarquia «do ponto de vista político, é cada vez mais complicada».

«Como é evidente, em termos de credibilidade, todas estas notícias têm vindo a afectar não só a Câmara de Lisboa, mas agora já afectam pessoalmente o presidente de câmara», afirmou António Carlos Monteiro, em declarações à TSF.

José Sá Fernandes reitera defesa de eleições antecipadas

Por seu lado, ouvido também pela TSF, o vereador bloquista José Sá Fernandes reafirmou a posição que tem assumido desde há três meses em defesa de eleições antecipadas na autarquia da capital.

«Ele não tem condições políticas para continuar. Portanto, as pessoas têm de deixar de estar agarradas ao poder e dar voz aos cidadãos. Esta é uma regra da democracia. Estou a fazer este apelo há três meses e após estes três meses, as coisas ainda estão pior», acrescentou.

Menezes quer Marques Mendes candidato

Do lado do PSD, apenas surgiu uma reacção de Luís Filipe Menezes, candidato à liderança dos sociais-democratas, que propõe que Marques Mendes defenda eleições antecipadas e se candidate ao lugar actualmente ocupado por Carmona Rodrigues.

«A bem da governabilidade e do lavar da face do PSD e a bem da clareza com que queremos estar na política, penso que só uma solução que são eleições e inclusivamente o PSD deve apostar numa das suas principais figuras. Seria uma boa oportunidade para o líder do meu partido tem popularidade e apoio na população», frisou.


In TSF, 27.04.2007

Sem comentários: