sexta-feira, 27 de abril de 2007

As reacções a mais uma polémica na CML…

José Sócrates
Afirmou esperar que a Câmara Municipal de Lisboa “ultrapasse os seus problemas. O país precisa da Câmara de Lisboa”.

Miranda Calha (Secretário Nacional do PS para as autarquias)
“Como o PSD tem maioria na Câmara de Lisboa, temos de saber com urgência o que pensa sobre tudo isto o presidente do PSD. A solução para o futuro da Câmara passa pela solução que Marques Mendes apontar”.

Miguel Coelho (Coordenador do PS Lisboa)
“Se houver eleições antecipadas, naturalmente que o PS está preparado para concorrer, para as ganhar e naturalmente que já tem candidato”.

Dias Baptista (Vereador do PS na CML)
Afirmou hoje que o PS concordará com a realização de eleições intercalares caso o presidente da autarquia, Carmona Rodrigues, renuncie ao cargo na sequência do caso Bragaparques. Adiantou que não faria sentido que o cargo de presidente da câmara fosse ocupado pelo número três do Executivo (Marina Ferreira), dado que o vice-presidente da autarquia Fontão de Carvalho também tem o mandato suspenso.

Francisco Louça (Coordenador Nacional do BE)
Afirmou que “a condição de arguido” de Carmona Rodrigues “não é questão que decida” a vida da autarquia e defendeu eleições intercalares. “Nós mantemos a posição que tivemos desde que o PSD deixou de ter maioria e condições de governabilidade na câmara. Deve haver eleições intercalares. Não tomámos esta posição por causa da condição de Carmona Rodrigues. Ser ou vir a ser arguido não é questão que decida a vida da câmara”.

Jerónimo de Sousa (Secretário-Geral do PCP)
Defendeu hoje que o PSD deve “dar um passo adiante” e criar as condições para haver eleições intercalares em Lisboa, que considerou “uma saída” para a “situação insustentável” da autarquia.

Anacoreta Correia (Vereador do CDS-PP na CML)
“Uma situação de consenso entre os partidos em torno dos grandes eixos da cidade seria uma solução que garantiria o funcionamento a dois anos”, até às próximas eleições autárquicas, defendeu o vereador democrata-cristão.

Miguel Macedo (Secretário-Geral do PSD)
Recusou-se hoje a “comentar cenários” sobre a Câmara de Lisboa e “antecipar situações”, adiantando que o partido falará sobre situação na autarquia quando alguma coisa acontecer.

Luís Filipe Menezes (Presidente da CM Gaia / PSD)
Considerou hoje que o líder do PSD “abriu a caixa de Pandora” ao defender que os autarcas que são arguidos devem suspender os mandatos e deve agora ser coerente com a doutrina que instituiu.
“O presidente do PSD deve ser coerente com a doutrina que traçou quando tomou a liderança do partido. Nestas matérias, e embora eu discorde dessa doutrina, não deve haver dois pesos e duas medidas”.

Marques Mendes (Líder do PSD)
Escusou-se hoje a fazer qualquer declaração sobre a notificação a Carmona Rodrigues para ser ouvido pelo Ministério Público na qualidade de arguido no âmbito do caso Bragaparques.
“Agora vou para o debate”, limitou-se a dizer Marques Mendes, em declarações aos jornalistas à entrada para o debate mensal com o primeiro-ministro na Assembleia da República.


In Lusa, 27.04.2007

6 comentários:

Anónimo disse...

O Anacoreta é um tipo coerente. LOL!
Então ontem pediu eleições intercalares, e hoje já fala em acordo?

Temos uma nova maioria à vista...

Anónimo disse...

Caro Rui, falta a declaração do Nuno Gaioso.

Anónimo disse...

E o PS aceita Marina? Ou vai deixar chegar aí para depois pedir eleições?

Anónimo disse...

As declarações que lá estão são as relevantes.

Anónimo disse...

Meus Caros, eu e a Veredora Isabel Seabra já defendemos eleições quando Fontão de Carvalho abandonou a CML.
Veremos a evolução...
Rui Paulo Figueiredo

Anónimo disse...

Vejam o novo blog dos que defendem a manutenção de Carmona na CML.
PS já tem tudo? Não seria bom dialogar com a esquerda? Ou é mais uma fuga para a frente?
Uma terceira derrota seria imperdoável.