quinta-feira, 12 de abril de 2007

Creamfields Lisboa isento de taxas

À semelhança do que aconteceu com o Rock in Rio-Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) pretende isentar de taxas municipais o Festival Creamfields, a realizar a 19 de Maio no Parque da Bela Vista, em Marvila.

A proposta, que esteve para ser votada ontem em Assembleia Municipal mas foi adiada para segunda-feira, fará com que a autarquia deixe de encaixar cerca de 3,1 milhões de euros. Um facto que suscitou desde logo a reacção do recém-criado grupo de cidadãos, ‘Observatório do Parque da Bela Vista’.

A proposta de isentar o Festival Creamfields – um megaevento criado por James Barton no final dos anos 90, em Liverpool – é do vereador António Prôa, que propõe a celebração de um protocolo de entendimento entre a Câmara de Lisboa e a entidade promotora do evento. Em nota de imprensa, o gabinete do vereador garante que o dito protocolo “define os termos e as regras de utilização do Parque da Bela Vista, salvaguardando a integridade do mesmo, antes, durante e após a realização do evento”. Diz ainda a nota de imprensa que a CML exige à organização um seguro de responsabilidade civil e uma “garantia bancária que cubra eventuais danos causados na sequência da realização do festival naquele espaço verde da cidade”. Ainda ao abrigo do protocolo, a organização do festival terá de pagar contrapartidas até 175 mil euros, que serão aplicadas na requalificação do parque, nomeadamente para a construção de um ‘skate park’.

O motivo mais controverso é a intenção de a CML de isentar o festival do pagamento de taxas municipais. Uma verba “estimada” em 3,1 milhões de euros, que correspondem à ocupação da via pública e ruído entre os dias 5 e 31 de Maio.

O vereador sustenta a isenção com os “dividendos” que o festival trará a Lisboa, “bem como para a divulgação do nome e da imagem da cidade em Portugal e no Mundo”.


Luís F. Silva com Lusa,
In Correio da Manhã, 12.04.2007

Sem comentários: