sexta-feira, 27 de abril de 2007

Marques Mendes: assumir responsabilidades

Existem explicações que têm de ser dadas neste momento, para que os lisboetas compreendam não só o que se está a passar na Câmara Municipal de Lisboa, mas sobretudo para que possam de uma forma clara e objectiva, pedir responsabilidades a quem de direito.

Marques Mendes é claramente o maior responsável político pela situação actual da Câmara Municipal de Lisboa.
Neste ponto, convém ser claro e objectivo:

- Quem foi o responsável pela escolha do actual executivo camarário? Uma escolha pessoal, segundo afirmou, quando nas últimas eleições autárquicas dava lições sobre ética política na escolha dos candidatos do seu partido, a já famosa ética mendista, que ignorou os casos de Leiria, Madeira e agora Lisboa;

- Quem interveio directamente na gestão da CML, ao impedir a nomeação de uns e garantindo a nomeação de outros, por exemplo, os que entretanto tinham adquirido o estatuto de persona non grata no Concelho de Oeiras?

- Quem utiliza o Município de Lisboa como tabuleiro de xadrez, planeando jogadas e movimentos que servem os seus interesses pessoais na sua estratégia e salvação enquanto líder do PPD/PSD?

- Quem tem a sua sobrevivência politica em causa no caso do actual executivo se demitir?

- Quem é o presidente do partido que governa a Câmara Municipal de Lisboa?

- Quem afirmou ter a maior confiança no actual Presidente da CML, quando este, e recordemos declarava “demitir-se na eventualidade de Fontão de Carvalho ser constituído arguido”, quando já sabia que este já o tinha sido!?

Nem Lisboa nem os lisboetas merecem de facto o que se passa na Câmara Municipal de Lisboa.
Se Marques Mendes é um líder sério e minimamente coerente, tem como única saída digna, assumir as responsabilidades políticas perante aquilo em que a instituição CML se tornou.

"O poder em democracia não é para ser exibido, isso é um sinal de arrogância, também não é para ser traficado, o poder em democracia é apenas para ser exercido por uma causa com princípios, valores e com ética".

Marques Mendes referindo-se ao caso de Gondomar.
Perante isto, mais palavras são desnecessárias.

Perante a gravidade do momento que a CML atravessa, o que os lisboetas e a generalidade dos portugueses esperam, é que o PS intervenha e actue de forma a salvaguardar os interesses e a dignidade do Município Lisboeta.

Rui Paulo Figueiredo

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro amigo, a assunção das responsabilidades em política como na vida é um principio básico.A confirmar-se a notícia da constituição de Carmona Rodrigues como arguido no caso Bragaparques é da mais elementar justiça que o PSD e MM assuma aquilo que tanto propangandeia, a transparência na vida politíca sob pena de perder a sua já pouca credebilidade dentro do seu partido e no país.O PS por seu lado, tem desde já de tambem assumir as suas responsabilidades perante os lisboetas e tornar-se uma alternativa perante este desgoverno da cidade.

Um abraço

ERGELA