quarta-feira, 28 de março de 2007

Gebalis já respondeu a auditor municipal

Os três conselhos de administração da Gebalis visados num relatório que indiciava crimes financeiros já responderam ao auditor da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Nelson Duarte, que está a analisar o documento, após o presidente Carmona Rodrigues ter solicitado uma avaliação da matéria ali constante.
(…)
De acordo com o que apurámos, o maior número de situações referenciadas respeita ao mandato de Eduarda Rosa (entre 2002-2006), já que a administração liderada por Isabel Duarte (1996-2002) respondeu apenas ao primeiro ponto, referente a empreitadas que resultaram da adjudicação directa, e a actual, assumida por Francisco Ribeiro (desde Fevereiro de 2006), aos pontos 14 e 15, “adjudicações a várias empresas por valores muito superiores ao real dos trabalhos”, nalguns casos 50 vezes mais.
Situações que, logo na altura, o presidente da Gebalis disse estarem explicadas, pois as facturas referenciadas nem sequer tinham sido pagas. Recorde-se que o relatório apontava 15 situações, incluindo “favorecimentos de empresas, adulteração de bases de dados” e ainda “facturas de trabalho no valor de 150 mil euros em contratos de avença”.
(…)
Os partidos da oposição na câmara criticaram o documento, alegando que as situações descritas não estavam documentadas e sustentadas, o que foi refutado pela comissão e pelo vereador.


Ana Mafalda Inácio
In Diário Notícias, 28.03.2007

Sem comentários: