terça-feira, 6 de março de 2007

Freguesias e autarcas

Sempre defendi, enquanto autarca na Assembleia e Junta de Freguesia e na Assembleia Municipal, uma estreita articulação entre toda a rede de autarcas do Partido Socialista – estratégica para a afirmação do PS em Lisboa.
Enquanto Vereador (ainda que sem pelouro, com múltiplas responsabilidades académicas e profissionais e com uma conjuntura política muito exigente em termos de disponibilidade) tenho procurado, com limitações, contribuir para que essa rede de autarcas possa ser potenciada a bem do PS e da cidade.

Não só participando em encontros com Deputados Municipais, Presidentes de Junta e autarcas nas Freguesias (uns já concretizados e outros em fase disso) mas também procurando que os nossos serviços de apoio possam estar cada vez mais em contacto com os nossos autarcas.

E foi ontem, num encontro de Presidentes de Junta do PS, magnificamente organizado pela Irene Lopes e presidido pelo líder do PS Lisboa, que, se dúvidas existissem, pude comprovar mais uma vez, através da palavra dos nossos autarcas, que a situação política e financeira da CML afecta directa ou indirectamente tudo o que está relacionado com a cidade.

Verbas que não são transferidas para as Juntas de Freguesia, Protocolos de Descentralização de Competências atrasados na sua renovação, obras paradas, reuniões adiadas, dirigentes que reconhecem não ter meios para as coisas mais básicas, serviços da CML, fruto dos cortes orçamentais, em estado de semi-paralisia são exemplos de entraves constantes que têm afectado o bom desenvolvimento do trabalho programado pelas Freguesias - e é a população que é directamente afectada por este estado de coisas na CML.

Volto a afirmar, a situação financeira originada por este executivo, levou Lisboa a um estado letárgico, e é óbvio, que a CML nestas condições, não tem servido os lisboetas da forma que estes merecem.

Só a competência e o espírito de missão da esmagadora maioria dos autarcas da cidade permite que possam, nesta conjuntura, desempenhar o seu papel, em prol das populações que os elegeram, com altruísmo e elevado sentido de cidadania.

Que orgulhoso fiquei ontem, mais uma vez, dos Presidentes de Junta eleitos pelo PS.

Rui Paulo Figueiredo

3 comentários:

JCA disse...

Caro amigo,como sabes tenho algumas responsabilidades nessa matéria, e sei muito bem como as Juntas de Freguesia vivem neste momento com a corda na garganta à espera de verbas da CML vindas principalmente de protocos celebrados e até agora nunca recebidos.
Um abraço

Gustavo Gouveia disse...

epah... foram 12=X

Gustavo Gouveia disse...

Já podem formar uma equipa de futebol