quarta-feira, 7 de março de 2007

Gebalis – Vamos mesmo apurar tudo?

No âmbito do dossier Gebalis o debate interno no PSD segue muito animado (nos corredores da CML e da AML, na blogosfera e nas suas Secções). Exemplo disso são os comentários que se podem observar no blog cronicasalfacinhas (gerido por destacados e competentes quadros do PSD). Vejamos este:

«A gestão dos bairros sociais reverte muitos votos, no PSD, para quem os controla.
Explicando:
-os boys falam com os moradores;
-cada um fornece uma dúzia, ou duas, de nomes de amigos e familiares - se não fornecer pode ser despejado por qualquer incumprimento que se arranje;
-essas pessoas são inscritas no PSD;
-são-lhes pagas as quotas;
-nos dias das eleições pagam-se 25/30 euros e o transporte porque muitos não vivem no concelho de Lisboa
-assim se ganharam uma série de eleições para secções em Lisboa;
-no próximo ano vão começar as rotações de pacotes de inscritos de uma secção para outra;
-vão ganhá-las todas.
O presidente MM (Marques Mendes) sabe de tudo e tem Provas; o CJN (conselho de jurisdição nacional) também. Alguns chamam a isto credibilidade.»

Estas afirmações, e muitas mais lá podem ser observadas, que vários dirigentes do PSD reproduzem oralmente para quem os quer ouvir (por exemplo ontem no bar da AML) são muito graves. Do mesmo modo, são igualmente graves aquelas que relacionam as comissões e os inquéritos à Gebalis com estes episódios e com outros referentes a supostas empresas que trabalham para a Gebalis e cujos donos apoiariam os sectores oposicionistas ao mendismo.

São afirmações graves se forem verdadeiras e igualmente graves se forem falsas. O que não pode estar a acontecer é a manutenção deste clima de suspeição e de ajustes de contas sem que haja um verdadeiro e rigoroso apuramento de tudo o que se passa nesta empresa municipal.

Analogamente, são de espantar as afirmações do Vereador Sérgio Lipari que afirma repetidamente que não teve competências delegadas enquanto Director Geral da Gebalis ou que nunca as exerceu. O Vereador Sá Fernandes e a imprensa já demonstraram que no domínio da admissão de pessoal estas afirmações não são exactas. No passado, existem inúmeros comprovativos sobre o exercício dessas competências.

Igualmente, também não são exactas as afirmações quanto à ausência de competências delegadas pela Administração da Gebalis.

Será que não é tempo de um rigoroso apuramento da verdade e das responsabilidades em tudo isto?

É que, a ser verdade, são os próprios fundamentos da democracia que estão em causa.

Se não é verdade (ou se parte não é e outra parte são lapsos de memória) são os próprios que devem ter interesse em esclarecer tudo o que houver para esclarecer.

O clima de suspeição não pode é manter-se.


Rui Paulo Figueiredo

2 comentários:

Anónimo disse...

A gebalis pelo que sei é uma empresa municipal, ora a pergunta que eu faço é a seguinte:
O que faz e em que áreas actua a Gebalis? E já agora se é criada uma empresa municipal para que serve o pelouro na veração?
Obrigado desde já pela vossa atenção

Gustavo Gouveia disse...

Descupem lá, mas o PS não faz isso também?