terça-feira, 20 de março de 2007

Nós, os media e a blogosfera

Após a leitura deste artigo de opinião, de João Almeida Santos, publicado no Diário Económico, e que resulta da observação deste às múltiplas opiniões surgidas após o MAI ter decidido lançar o seu próprio blog, não poderíamos também nós, deixar de contribuir de uma forma muito sucinta, sobre a importância que os blogs assumem hoje, como espaços de opinião livre, variada e de acesso universal.

Não concordamos que a blogosfera pelo seu impacto e abrangência quase infinita de temas esteja a tornar os media menos importantes, ou demasiado limitadores, na abordagem que fazem à actualidade dos temas que marcam o quotidiano. Pelo contrário, parece-nos é que ambos têm um espaço próprio de actuação, que importa clarificar, nem que seja para que quem consulte ambos, possa recolher dados e diferentes perspectivas sobre o mesmo tema, para formar a sua própria opinião.
De resto, este volume de informação com que cada cidadão se depara, e que deve filtrar, consoante os seus critérios pessoais de interesse, é o mesmo que foi gerado a partir do momento em que existem inúmeras fontes provenientes dos mass media.

Os media têm obviamente o seu papel e o seu lugar perfeitamente definidos, sendo que na esmagadora maioria dos casos, souberam adequar-se aos novos tempos, remodelando os seus sítios na Internet, dinamizando-os com conteúdos interactivos, abrindo as portas à participação dos seus utilizadores. No entanto, estão condicionados por uma variedade de factores, que em última análise se irão reflectir naquilo a que dão maior ou menor destaque, naquilo que decidem ou não que seja notícia.

É neste cenário que os blogs adquiriram uma importância extraordinária, não substituindo os media, mas antes complementando-os.
Em primeiro lugar, pela própria facilidade com que são criados. Qualquer cidadão pode em alguns minutos criar o seu próprio blog, e disponibilizá-lo para leitura de todos. De uma forma livre e de enorme abrangência.
Em segundo lugar, porque os blogs abordam um sem número de temáticas, que seriam impensáveis estarem incluídas nos media. Não só porque poderão apenas ser do interesse de uma minoria de pessoas, mas também porque reflectem uma visão muito própria, pessoal e diria mesmo singular de cada facto.
Por último, os blogs não estão sujeitos a nenhum tipo de condicionalismo imposto a partir de códigos deontológicos, critérios editoriais ou pressões externas, o que por um lado pode ser bom, numa perspectiva de total liberdade para emitir uma opinião, mas que também pode ser mau, pois essa opinião não está sujeita ao rigor, à imparcialidade ou mesmo veracidade daquilo que se escreve, como deve estar o conteúdo produzido pelos media.

Daí que parece-nos importante na concepção de um blog, que pretenda marcar a diferença pela positiva, que o seu conteúdo seja não só influenciado pela perspectiva de determinado assunto do seu autor, mas que essa perspectiva seja alicerçada na honestidade com que se emite determinada opinião.
Há blogs para todos os gostos, para todos os feitios. A Democracia em pleno.
O Lisboa quem te viu e quem te vê, não é melhor nem pior que os outros. Nem tem pretensões a sê-lo.
Tem como objectivo, dar a conhecer a perspectiva que Rui Paulo Figueiredo, o vereador, o politico, o militante do PS, o lisboeta, mas sobretudo o cidadão tem do mundo que o rodeia, mas muito em especial, da cidade de Lisboa. Complementando essa visão, com a de outros, como seja a dos seus amigos, a dos media ou de outros companheiros da blogosfera.


HG

3 comentários:

Anónimo disse...

O MAI não tem um blog, tem um lugar de estilo onde afixa os seus editais sem hipótese de diálogo.

Anónimo disse...

Quanto ao blog do MAI acho uma grande ideia, porque não? Isto simplicica e muito a comunicação entre o cidadão eleitor e o político eleito logo, trata-se de um 'feito' brilhante. Neste momento responde apenas a questões com os media e afins mas, acredito, que no futuro, muitos políticos irão optar por ter um espaço como este, no qual não são apenas eles mas uma equipa. A mim, pessoalmente, parece-me muito bem.
Quanto aos media, limito-me a dizer que é uma falsa questão. Cada um tem o direito de usar o espaço que lhe é disponibilizado na blogosfera como entende, versando sobre o tema que lhe aprouver.
Aproveito o contexto para parabenizar este espaço pelo conceito e resultados que tem alcançado.

Anónimo disse...

Dois comentários, duas opiniões diferentes sobre o mesmo assunto.
A Democracia em pleno.
A blogosfera mostra as suas potencialidades.
Obrigado.