quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

"A esquerda e a direita unidas jamais serão vencidas"

Foi hoje publicada mais uma entrevista Público-Rádio Renascença. Na edição impressa, o nome original do programa («Diga Lá, Excelência») caiu, mas nem por isso a coisa perdeu graça. Às tantas, Nuno Gaioso Ribeiro, o entrevistado desta semana, diz que, para resolver o problema de Lisboa, «preferia uma solução atípica a eleições intercalares»: nada mais, nada menos do que uma lista de personalidades independentes, apoiada por PCP, Bloco, PS e CDS. A ideia remete-nos imediatamente para o poeta chileno Nicanor Parra que, em 1972, num momento em que se gritava «a esquerda unida jamais será vencida», lançou para a história um slogan de compromisso: «la izquierda y la derecha unidas jamás serán vencidas».

Filipe Nunes
In ocanhoto, 26.02.2007

2 comentários:

JCA disse...

Caro amigo,como já escrevi noutro blog, fiquei chocado com a incapacidade de alguns" pretensos actores politicos de oportunidade" de encararem e perceberem a realidade, por isso por vezes dá-me vontade de excalmar:Valha-lhes Deus.

Gustavo Gouveia disse...

Perdoa-me Rui, que discorde por complecto contigo.
Dada a situação de crise que enfrentamos, as questões ideológicas são remetidas para um segundo plano. E eu, considerando-me muito á esquerda talvez até demasiado para o partido em que milito sou o primeiro a admitir que todos os partidos inclusivé do PPD ou do CDS possuem quadros de elevada competencia e utilidade para a cidade.
Porque a verdade é que qualquer orientação que a camara municipal de Lisboa possa ter, sob qualquer idealogia politica será melhor que a orientação que o actual executivo (não) proporciona.
É uma medida de recurso. Mas bastante razoável