terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

A janela está a fechar-se!

Lisboa é, neste momento, uma cidade imobilizada. A actual maioria que governa a CML não tem rumo, projecto ou obra. Criou esta situação política e não sabe como sair dela.

Não basta dizer que se tem condições para governar. Importa não deixar a cidade à deriva, em mera gestão corrente e sem qualquer projecto estrutural.

Era necessário ter apresentado aos lisboetas um rumo estratégico que pudesse ter permitido “salvar a cidade” do “desastre” que tem sido este mandato e que ameaça perdurar. Um rumo consubstanciado nos seguintes pontos:

a) Um Plano estruturado e consolidado para redução do crescente endividamento da CML;
b)
Uma estratégia, complementar desse Plano, para reestruturação de todo o sector empresarial do município a par de uma reformulação da orgânica da Câmara de modo a melhorar a eficiência dos serviços prestados aos cidadãos de Lisboa a par de, também por esta via, se reduzir a despesa corrente do município;

c)
Uma melhoria significativa de todos os procedimentos conexos com o acesso, em tempo útil, à informação por parte dos Vereadores da oposição nomeadamente em matéria de urbanismo; e,

d)
A disponibilidade para um exaustivo, completo e cabal esclarecimento, de tudo o que houver para esclarecer, nos assuntos Parque Mayer, Vale de Santo António, Alcântara Rio, Infante Santo, entre outros.

O tempo decorrido nas últimas duas semanas foi como uma “janela de oportunidade” que se apresentou ao Presidente Carmona Rodrigues e à sua maioria para que tivessem apresentado à oposição e à cidade esse rumo estratégico.

Até à data nada foi feito nesse sentido. Continua a CML em mera gestão corrente e com os problemas a agravarem-se. E não me parece que algo de significativo que impeça a degradação da situação vá ser apresentado a curto prazo.

Significa então que esta “janela de oportunidade” está a fechar-se e que é preciso pensar em Lisboa e nos lisboetas.

E, “fechada a janela”, só restará a solução das eleições intercalares.

Rui Paulo Figueiredo

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro, Lisboa precisa de um rumo sério porque ela merece, porque os seus lisboetas são merecedores de obra feita com dignidade e trabalho, tal como é referido no teu texto com um rumo estratégico. De acordo com as declarações de Miguel Coelho o PS está pronto para eleições. Há que salvar a cidade, abrindo a janela aos lisboetas, dando um novo rumo com um novo projecto, com um novo líder.
Um abraço,
Marco António Martins

Bruno Inglês disse...

Realmente esta gestão da camara municpal tem sido uma autêntica nulidade. Deixá-los enterrarem-se até ao fim... eleições intercalares neste momento não sei se seria a melhor das soluções.

Seria bom que o PS comecasse desde já a apresentar uma alternativa credível a Carmona Rodrigues aos portugueses. Senão qualquer dia temos o vereador Sá Fernandes como Presidente da CML.

Parabéns pelo teu blog Rui Paulo. Chega-te à frente!