sexta-feira, 4 de maio de 2007

Vereadores do PS e PSD disponíveis para renunciar

As eleições intercalares são o cenário mais provável, na medida em que os vereadores do PSD e PS estão disponíveis para renunciarem aos mandatos.

Os vereadores do PSD na Câmara de Lisboa anunciaram quinta-feira à noite à Distrital do partido que irão renunciar ao mandato na autarquia, seguindo a orientação do líder social-democrata, disse hoje à Lusa o vereador Amaral Lopes.
"Reunimos ontem à noite com Paula Teixeira da Cruz e toda a Distrital do PSD e houve uma manifestação claríssima (dos vereadores do PSP), em sintonia com o presidente do partido", da realização de eleições intercalares, adiantou José Amaral Lopes (PSD).
Entretanto, o vereador Pedro Feist, independente eleito pelas listas do PSD (com o pelouro das Obras Municipais), está a reflectir sobre a posição que irá tomar depois de ter tido, quinta-feira, conhecimento da decisão do presidente da autarquia de se manter na presidência, disse à Lusa uma assessora do autarca.
A mesma fonte adiantou que o vereador Pedro Feist só soube da decisão de Carmona Rodrigues minutos antes de o presidente da câmara a ter tornado pública, em conferência de imprensa.
No dia 25 de Abril, Pedro Feist defendeu que Carmona Rodrigues devia manter-se em funções mesmo que viesse a ser constituído arguido.

'Devolver a palavra ao povo'
O líder do PSD, Luís Marques Mendes, defendeu quarta-feira a realização de eleições intercalares na autarquia lisboeta, considerando não haver "condições políticas" para gerir a Câmara de Lisboa "com eficácia", pelo que a melhor solução era "devolver a palavra ao povo".
"A decisão política está tomada em concordância com a decisão do presidente do partido", frisou o vereador, adiantando que os vereadores reuniram também na quinta-feira à noite com Carmona Rodrigues e anunciaram que irão renunciar ao mandato.
Amaral Lopes afirmou que o presidente da autarquia, Carmona Rodrigues, estava à espera que os vereadores anunciassem a sua decisão.
O presidente da Câmara de Lisboa, Carmona Rodrigues, anunciou quinta-feira que pretende permanecer na Câmara de Lisboa, caso seja essa a vontade dos vereadores da maioria social-democrata.
"Carmona Rodrigues entendeu que essa pode ser a situação mais lógica", disse José Amaral Lopes, desafiando agora os partidos da oposição a clarificar a sua situação.

Já esta manhã, o líder da concelhia do PS, Miguel Coelho, reafirmou na TSF a total disponibilidade do vereadores eleitos nas listas socialistas para renunciarem aos mandatos e criar condições para a realização de eleições intercalares na autarquia.


In Expresso, 04.05.2007

Sem comentários: