domingo, 6 de maio de 2007

Sócrates agarra 'dossier' da candidatura do PS na capital

O primeiro-ministro vai gerir directamente o dossier da candidatura do PS à Câmara Municipal de Lisboa nas eleições intercalares. O DN sabe que José Sócrates chamou a si a matéria e já tem uma short-list de potenciais candidatos. Nessa lista estão nomes como João Soares, antigo presidente da CML, e António José Seguro, deputado e ex-líder parlamentar. Mas não são os únicos.

A inclusão destes nomes entre os possíveis candidatos demonstra que o secretário-geral, ao contrário do que tem sido ventilado, não vê nenhum problema em avançar com um nome que não é do seu núcleo duro de apoiantes. Soares foi, em 2004, candidato contra Sócrates nas eleições internas do PS que antecederam a sua candidatura a primeiro-ministro e Seguro é tido como um sucessor a prazo dentro do partido, tendo até optado por não continuar a liderar o grupo parlamentar depois da vitória socialista em 2005.

João Soares terá como vantagem o facto de já conhecer o lugar e dominar grande parte das matérias. As desvantagens são sobretudo duas: as derrotas em Lisboa (2001, contra Santana Lopes) e em Sintra (2005, contra Fernando Seara). Ainda assim, José Sócrates tem mantido recentemente um melhor relacionamento com o deputado, que no último congresso foi eleito, por sugestão do secretário-geral, para a Comissão Nacional. Nos bastidores do partido, há quem garanta também que Sócrates "não esquece" o apoio que o pai de João Soares lhe deu no jantar dos 34 anos do PS, em plena crise da Universidade Independente.

Mário Soares surgiu nesse jantar com um discurso forte de apoio à actual solução governativa e partidária, muito elogiado pelo primeiro-ministro aos seus pares, e não se esqueceu também de referir o ambiente que levou à queda do antecessor de Sócrates: Eduardo Ferro Rodrigues. O nome do antigo ministro do Equipamento Social de Guterres é outro dos que estão em cima da mesa.

Neste momento a viver em Paris, onde desempenha o cargo de embaixador da OCDE - nomeado pelo Governo português -, Ferro estará longe da realidade portuguesa e o ónus que terá é justamente o de poder recusar um regresso à política activa. Sócrates, tal como António Costa, não descartam esta solução, até como forma de o reabilitar politicamente, quatro anos após ter sido envolvido no chamado processo Casa Pia. O próprio Costa, tal como Ana Paula Vitorino, iriam obrigar a mexidas no Governo.

F.A.L.
In Diário de Notícias, 06.05.2007

4 comentários:

Bruno Inglês disse...

João Soares seria um bom candidato. De resto, não me parece que mais alguém esteja disponível para avançar nestas condições.

Por outro lado e ao que parece, existem alguns anticorpos dentro do próprio partido socialista, à candidatura de João Soares..

Espero que o nosso Secretário-Geral tenha mão firme e resolva a situação de forma célere e competente como nos vem habituando. De resto, quem está mal mude-se...

Isaura disse...

Ainda bem que o Secretario Geral chamou este dossier a si. Estamos num momento muito crucial para a credibilidade do PS perante os Lisboetas e ninguem tem o direito de fazer qualquer "birra" na busca de lugar na lista. Trabalho e coerencia politica são as bases necessaria para ser um bom candidato e obviamente ser Presidente da CML.

Anónimo disse...

Sou militante do PS e gostaria de uma Câmara diferente.

Gostaria de ter um candidato que tivesse já dado provas do seu interesse pela cidade, que tivesse uma ideia do que deve ser Lisboa, do que deve ser uma capital.

Alguém com uma perspectiva de urbanismo, com uma noção clara da história da cidade em todos os seus aspectos.

Alguém que não seja apenas um camarada e boa pessoa.

Por isso a hipótese de Seguro, assusta-me e entristece-me...

Espero que Sócrates agarre bem na Candidatura e faça dela uma candidatura vencedora... Merecidamente vencedora.

Anónimo disse...

A Camara de Lisboa não precisa de ninguém que conheça os cantos á casa.
Precisa é de alguém que não esteja ligado ao passado e que tenha vontade de resolver os seus problemas. António José Seguro acho que é a melhor solução.